UFMG EDUCATIVA: entrevista brinquedos e brincadeiras e formação da criança

FAZ ASSIM! CANTORIAS E BRINCADEIRAS INFANTIS

OUÇA AQUI AS PRIMEIRAS MÚSICAS DE NOSSO CD: produção: Claudio Emanuel, Marilza Máximo e Rogério Correia Direção Musical: Silvia Lima e Christiano Souza Oliveira

Faz assim!

Despedida/ Samba mais eu

territorio do brincar

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Divulgando pesquisas sobre a infância

Olá! estou criando hoje um espaço no blog para divulgar alguns trabalhos que considero relevantes sobre o campo de pesquisa da infancia. Como ficou comprovado no I GRUPECI- I seminário de grupos de pesquisa sobre crianças e infâncias que aconteceu em outubro do ano passado na Universidade de Juiz de Fora existem hoje muitos trabalhos significativos sobre o tema. Outros espaços também procuram reunir estas produções como a ANPED e a ANPOCS. Começo pelos trabalhos do grupo que faço parte: Infância, Aprendizagem da Cultura e Práticas Sociais da Faculdade de Educação da UFMG. Abaixo vai a proposta que une os trabalhos agora apresentados.

Coordenadores: Ana Rabelo Gomes e José Alfredo Debortoli.

O Grupo de Pesquisa “Infância, Aprendizagem da Cultura e Práticas Sociais” propõe enfatizar estudos que coloquem no centro de discussão a compreensão dos sentidos e dos significados das experiências de infância, buscando, para isso, aproximar-se de diferentes tempos, espaços sociais e maneiras de ser criança no cotidiano e no contexto contemporâneo. Enfrentamos, ainda, o desafio de investigar como as diferentes práticas culturais das infâncias contribuem para a construção de uma escola diferenciada. Assinalamos, nesse sentido, o esforço de articular e sistematizar possíveis diálogos entre diferentes campos disciplinares que têm como objeto de pesquisa as infâncias, entre elas a pedagogia, a sociologia da infância, a antropologia da criança, a antropologia urbana, a geografia, o urbanismo, a arquitetura, a educação física e os estudos do lazer.
Os dois ultimos textos são produções importantes que temos lido sobre a infancia. O primeiro foi apresentando no encontro da ANPOCS de 2007 escrito por Clarice Nunes e Maria do Rosário Carvalho propõe uma resenha critica das produções mais significativas sobre a antropologia da infancia desde final da década de 80. o segundo também é uma revisão agora sobre o campo da sociologia da infância.

Nos textos voces encontrarão além da bibliografia os e-mails dos autores.

Um abraço!

Nenhum comentário:

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio by Almanaque Brasil

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio parte 2 by Amanaque Brasil