UFMG EDUCATIVA: entrevista brinquedos e brincadeiras e formação da criança

FAZ ASSIM! CANTORIAS E BRINCADEIRAS INFANTIS

OUÇA AQUI AS PRIMEIRAS MÚSICAS DE NOSSO CD: produção: Claudio Emanuel, Marilza Máximo e Rogério Correia Direção Musical: Silvia Lima e Christiano Souza Oliveira

Faz assim!

Despedida/ Samba mais eu

territorio do brincar

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Quem ainda não conhece precisa conhecer! Projeto Bira, brincadeiras infantis da região amazônica


Para quem se interessa em descobrir a diversidade cultural das brincadeiras realizadas pelas crianças de nosso país vale a pena conhecer o trabalho de Renata Meireles e do documentarista David Reeks. Estou falando do Projeto Bira: brincadeiras infantis da região amazônica. Projeto iniciado em 2001, segundo seus organizadores, tem como objetivo geral conhecer, registrar e divulgar o patrimônio lúdico cultural da região Norte do Brasil.


o trabalho de pesquisa foi intenso, os dois visitaram várias comunidades ribeirinhas (16) da região amazônica, muitas delas indígenas. Ao mesmo tempo em que iam descobrindo novas brincadeiras repassavam para os grupos infantis as brincadeiras já coletadas. O trabalho é divulgado através de vídeos ( o instituicional, o curta-metragem capitão menino,Bambeia, Boi-Pedra) e o livro Giramundo, além de palestras, oficinas aqui e fora do Brasil.
Eu que trabalhei alguns anos com um grupo indígena do Amazonas (Tikuna) adorei visitar o site e reencontrar algumas das brincadeiras que aprendi com as crianças de lá como o pião feito de Tucumã e as camas-de-gato que os índios adoram. E sem dúvida as crianças de qualquer região do país vão adorar esses e outros brinquedos apresentados no site.
Vale mesmo a pena é fazer uma visita em seu site: www.projetobira.com veja também como adquirir os produtos do projeto.
um abraço,

Nenhum comentário:

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio by Almanaque Brasil

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio parte 2 by Amanaque Brasil