UFMG EDUCATIVA: entrevista brinquedos e brincadeiras e formação da criança

FAZ ASSIM! CANTORIAS E BRINCADEIRAS INFANTIS

OUÇA AQUI AS PRIMEIRAS MÚSICAS DE NOSSO CD: produção: Claudio Emanuel, Marilza Máximo e Rogério Correia Direção Musical: Silvia Lima e Christiano Souza Oliveira

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quinta-feira, 22 de julho de 2010

Por que o brincar não tem valor na educação infantil: respostas dos convidados

Olá,
além do Joba que gentilmente aceitou nosso convite para participar da conversa e nos falou de sua experiencia como artista e brincante outra pessoa que nos respondeu foi a Maria Regiane Vidal C. S. Gomes, pesquisadora do Ceará que realizou mestrado sobre a temática do brincar na Educação infantil. Ela nos cedeu um artigo que publicou de sua pesquisa que estamos disponibilizando pra voces aqui no blog. chama-se ENTRE O LIVRE E O DIDÁTICO: O PAPEL DO LÚDICO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Seu artigo é muito instigante e analisa varias questões sobre o brincar na concepção dos professores de educação Infantil, principalmente o debate entre a brincadeira livre e a pedagógica. Entre as conclusões de seu trabalho ela afirma:
É necessário, então, que o projeto pedagógico da escola de educação infantil contenha um eixo que trate do brincar e que nele esteja definido de forma clara o papel do lúdico na escola. Também é imprescindível que o professor de educação infantil tenha em sua formação o conhecimento necessário acerca da criança e do brincar. O professor com esse conhecimento, provavelmente, terá seu trabalho pautado nas atividades lúdicas, não somente naquelas com objetivos pedagógicos, mas sobretudo, nas que permitem à criança expressar sua criatividade, no entendimento de que a brincadeira livre também possibilita o desenvolvimento e a aprendizagem.

O texto completo se encontra nesta página. Indicamos sua leitura!

Para quem se interesse em incorporar o artigo em algum estudo que esteja desenvolvendo aí vão as referencias do texto: Gomes, M. R. V. C. S. Entre o livre e o didático: o papel do lúdico na escola de educação infantil. In: Maria de Fátima Vasconcelos da Costa; Veriana de Fátima Rodrigues Colaço; Nelson Barros da Costa. (Org.). Modos de Brincar, Lembrar e Dizer: discursividade e subjetivação. Fortaleza: Edições UFC, 2007, v. , p. 140-156.

Em breve estarei disponibilizando um segundo artigo, desta vez escrito por um amigo meu o Levindo Diniz. um abrço.

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