UFMG EDUCATIVA: entrevista brinquedos e brincadeiras e formação da criança

FAZ ASSIM! CANTORIAS E BRINCADEIRAS INFANTIS

OUÇA AQUI AS PRIMEIRAS MÚSICAS DE NOSSO CD: produção: Claudio Emanuel, Marilza Máximo e Rogério Correia Direção Musical: Silvia Lima e Christiano Souza Oliveira

Faz assim!

Despedida/ Samba mais eu

territorio do brincar

terça-feira, 3 de maio de 2011

Congresso Argentino de Antropologia Social aborda tema da infância e juventude

O Congresso Argentino de Antropologia Social acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro. Um dos grupos de trabalho aborda a dimensão etária da infância pela antropologia. Leia abaixo a proposta de um dos sub-temas deste GT, escrito por uma das organizadoras Andrea Szulc:
"O reconhecimento do lugar que passou a ocupar as crianças como alimento para o pensamento nas ciências sociais, especialmente a contribuição conceitual e metodológica para esta análise crítica é feita de antropologia, de sua tradição de problematizar. A discussão tem ajudado a consolidar uma perspectiva antropológica sobre as crianças como construção social e histórica, heterogênea, mutante, impugnada, como um conjunto de experiências e categorias a serem abordados analiticamente em sua complexidade. No entanto, estamos preocupados com a naturalização continuada de crianças, em certos discursos profissionais e acadêmicas do senso comum, o que reduz a um fenômeno biológico universal e imutável. Propomos, portanto, a submissão de trabalhos para dar continuidade e aprofundar a problematização realizados nessa área, apelando em particular para refletir sobre as continuidades e transformações das crianças em seus diferentes contextos culturais".

O GT recebe resumos até amanha, dia 4 de maio. www.xcaas.org.ar

Nenhum comentário:

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio by Almanaque Brasil

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio parte 2 by Amanaque Brasil