UFMG EDUCATIVA: entrevista brinquedos e brincadeiras e formação da criança

FAZ ASSIM! CANTORIAS E BRINCADEIRAS INFANTIS

OUÇA AQUI AS PRIMEIRAS MÚSICAS DE NOSSO CD: produção: Claudio Emanuel, Marilza Máximo e Rogério Correia Direção Musical: Silvia Lima e Christiano Souza Oliveira

Faz assim!

Despedida/ Samba mais eu

territorio do brincar

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Brincando em Imperatriz, Maranhão


Olá, No inicio desta semana estive pelo Projecta em Imperatriz, no Maranhão. À beira do rio Tocantins, sentimos um pouco a mudança brusca de temperatura (BH 18 graus, Imperatriz, 30). Lá trabalhei junto com Valentina e outras professoras (Janice, Marilia, Edir, Kátia) com oficinas de jogos e brincadeiras. Foi também um momento importante de trocas com as professoras da Educação Infantil do Município. Aprendi algumas das brincadeiras da região ao rítmo do Cacuriá e uma de suas ilustres divulgadoras da cultura Maranhense, dona Teté. Outras musicas como Farinhada, Xep-Xep, Massariquinho, também fazem parte do repertório dos maranhenses assim como aqui em Minas Gerais. Fiquei encantado com o ritmo e a ginga das professoras quando brincavam. Na manha do segundo dia fizemos uma grande Kizomba no pátio da escola, reunindo todas as professoras que participavam do encontro. Vai aqui duas letras de musicas e uma dica do cd de dona Teté.

JABUTI
Jabuti sabe lê, num sabe escrevê
Trepa no pau, num sabe descê
Jabuti sabe lê, num sabe escrevê
Trepa no pau, num sabe descê
Lelelele
lelelelelele

JACARÉ
Eu sou, eu sou, eu sou
Eu sou jacaré boiô
Eu sou, eu sou, eu sou
Eu sou jacaré boiô
Sacode o rabo, jacaré
Sacode o rabo, jacaré
Eu sou jacaré boiô

Cacuriá Dona Teté - Jabuti-jacaré.mp3

Nenhum comentário:

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio by Almanaque Brasil

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio parte 2 by Amanaque Brasil