UFMG EDUCATIVA: entrevista brinquedos e brincadeiras e formação da criança

FAZ ASSIM! CANTORIAS E BRINCADEIRAS INFANTIS

OUÇA AQUI AS PRIMEIRAS MÚSICAS DE NOSSO CD: produção: Claudio Emanuel, Marilza Máximo e Rogério Correia Direção Musical: Silvia Lima e Christiano Souza Oliveira

Faz assim!

Despedida/ Samba mais eu

territorio do brincar

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Você conhece o Reggio Children?


Na última sexta, no auditório da Fundação Torino, aconteceu a apresentação do trabalho realizado pela Reggio Children feita por Carla Rinaldi coordenadora da RC e o prefeito da cidade de Regio Emilia(Itália), Graziano Del Rio. É conhecido de todos a experiência e a contribuição que a experiencia desta cidade italiana na Educação das crianças pequenas, principalmente na relação de escuta, de elaboração de pedagogias cuja marca tem sido a consideração da criança como atora e produtora de cultura e o uso de suas várias linguagens para expressar-se. (Ver livro as Cem Linguagens da criança de Loris Malaguzzi).

Reggio Children significa: Centro Internacional para a Defesa e Promoção dos Direitos e Potencial de Todas as Crianças

"Reggio Children é uma parceria público-privada empresa mista que a Prefeitura de Reggio Emilia (Itália) juntamente com outros indivíduos interessados, decidiu criar em 1994 para gerir as iniciativas de intercâmbio cultural e pedagógico que já vinham ocorrendo há
muitos anos entre os serviços municipais de infância e um grande número de professores e pesquisadores de todo o mundo.O projeto educacional desenvolvido e praticado na cidade, Centros de criança e pré-escolas de Reggio Emilia, procura proteger e comunicar a riqueza do conhecimento desenvolvido no âmbito desta experiência.




Entre os objetivos destacam:

- comunicar uma ideia forte de infância e de direitos da criança, potencialidades e recursos, que muitas vezes são despercebidas ou negligenciadas;



- promover estudos, pesquisas e experimentação na educação, com especial ênfase na criatividade das crianças e activa, construtiva, os processos de aprendizagem;

- promover o avanço do profissionalismo e da cultura dos professores, promovendo uma maior consciência do valor do trabalho colegial e de relações significativas com as crianças e suas famílias;

- destacar o valor da pesquisa, observação, interpretação e documentação de construção do conhecimento das crianças e processos de pensamento;

- organizar visitas guiadas para programas educacionais, iniciativas culturais, exposições, seminários, conferências, cursos de desenvolvimento profissional sobre as questões da educação e da cultura da infância.

Se voce pesquisa sobre a infância ou deseja aprender um pouco mais sobre a experiencia da Reggio Emilia, vale a pena visitar o site para avaliar as possibilidades de um intercâmbio, um mestrado ou mesmo uma visita o endereço é:
http://zerosei.comune.re.it/inter/reggiochildren.htm ou de sua representante no Brasil a RED SOLARE: http://redesolarebrasil.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio by Almanaque Brasil

Brincantes do Brasil: Entrevista com Lydia Hortélio parte 2 by Amanaque Brasil